O que é Catarse?
- Angela Neves
- 7 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jun. de 2024
Catarse é a liberação do que estava reprimido ou sensação de alívio causada pela consciência de sentimentos ou traumas anteriormente reprimidos. É um termo de origem filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal. O termo provém do grego “kátharsis” e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica.

Em um tratamento terapêutico é muito comum haver catarses durante e pós consulta. Elas são importantes para liberar toda carga energética densa e negativa armazenada em nosso ser. Libera também lembranças, muitas vezes traumáticas de nosso inconsciente e em partes do nosso corpo físico. Alguns tipos de catarses são: Bocejos, lacrimejar, arrotos, muito sono, sonhos lúcidos, diurese, sudorese, diarreia moderada, choro compulsivo, sentimentos negativos que vêm à tona, dor muscular, dor de cabeça, lembranças, etc.
Algumas pessoas são mais suscetíveis e sensíveis e têm mais catarses que outras. Elas são um bom sinal de que está limpando o que é preciso naquele momento. Limpando toxinas físicas, mentais, emocionais e espirituais.
Existem também catarses espontâneas em nossa vida, como, por exemplo, quando a pessoa está muito triste e chora compulsivamente até aliviar, ou mesmo quando temos sonhos muito vívidos e impactantes. A vida é uma terapia constante se tivermos a sensibilidade de observá-la. O corpo sempre tende a querer expulsar ou resolver algo mal resolvido em nosso inconsciente. Com a terapia esse processo se torna mais consciente e facilitado pelas técnicas, por que estimula-se o inconsciente a trazer à tona as questões mal resolvidas que estão bloqueando a vida do cliente.
Obs.: As catarses às vezes podem gerar algum desconforto, mas geralmente duram no máximo 1 semana após o tratamento e são pontuais. Elas vêm e logo passam. Se perduram muito tempo, podem não ser catarses do tratamento e ser realmente problemas físicos. Se forem emocionais, são questões ainda não resolvidos que necessitam de cuidados mais profundos e mais sessões de terapia.
Autora do artigo: Angela Neves - Terapeuta integrativa
Precisa de Ajuda? Conheça meus tratamentos ou fale comigo pelo WhatsApp.
Gostou desse artigo? Então, curta, comente e compartilhe! 😉❤️
E Continue de olho no nosso blog para ver mais conteúdos exclusivos.